domingo, 17 de abril de 2011

“RIO”: um filme que é um hino de amor à Cidade Maravilhosa



Neste espaço, sempre falamos de Beleza e temas relacionados: pois bem, hoje quero dividir com vocês a experiência que tive ontem: assisti ao filme “RIO” em 3D, e apesar do preço salgado do ingresso – R$25,00 – valeu cada centavo, pois o filme é ma-ra-vi-lho-so! E em 3D, ver as belezas do Rio e daqueles pássaros coloridíssimos e lindos voando como se viessem em minha direção foi uma delicia!

O filme dá um show de animação mostrando o Rio de Janeiro, suas paisagens incomparáveis, suas praias e matas, suas aves de colorido fantástico.

“RIO” é a história de Blu, uma arara azul macho que ainda bebê é levado clandestinamente para os Estados Unidos, e lá é adotada por uma americana que se apaixona por sua beleza e inteligência. Depois de 15 anos morando nos EUA, e julgando-se o último espécime de sua raça, Blu descobre através do biólogo brasileiro Túlio que existe uma fêmea de arara azul vivendo no Rio de Janeiro: o acasalamento dos dois seria a ultima chance para salvar a espécie. E Blu e sua dona partem para o Rio.
A partir daí, a história se desenrola mostrando além das belezas naturais do Rio também a vida em suas favelas, onde vivem e se escondem os “seqüestradores de aves” que... Mas não vou contar tudo, senão perde a graça!

Mas vou contar mais um detalhe: parte da historia se passa durante o Carnaval, então aquele visual inesquecível do desfile das escolas também está presente.
E a música? Ah, dá vontade, em muitas cenas (principalmente as de Carnaval) de sair dançando também...
Fiquei muito orgulhosa MESMO em ver uma das mais belas cidades do mundo – o nosso RIO DE JANEIRO – mostrada com tantos detalhes e um olhar tão carinhoso.
Mas não é à toa: Carlos Saldanha, seu Diretor e idealizador, é carioca, vivendo hoje nos Estados Unidos.
Saldanha é também. como vocês devem recordar, o premiadíssimo Diretor dos filmes “A Era do Gelo” (que também AMEI).

E saí do cinema pensando: a violência e a corrupção existem sim, mas o Rio de Janeiro é superior e maior do que tudo isso, e um dia, Se Deus quiser (e Ele há de querer, pois é brasileiro...) todas essas mazelas hão de acabar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário