terça-feira, 29 de janeiro de 2013


Eles têm poder

Os sucos ajudam na prevenção de doenças e ainda oferecem mais saúde ao cérebro

Meninas o suco é tudo!! Ao nos refrescarmos com deliciosos sucos, desde os mais tradicionais, como o de laranja, aos mais inusitados, como o de couve, estamos ingerindo vitaminas capazes de muitos benefícios, inclusive a ajudar no combate a algumas doenças.

De acordo com a nutricionista Alessandra Sarmento, da clínica Vitalita Nutrição, de São Paulo, o suco de couve é um dos principais para a prevenção de doenças, como o câncer. “Esse suco é desintoxicante e contém betacaroteno, vitamina C e E. É boa fonte de ácido fólico, cálcio, magnésio e potássio”, explica. Além disso, auxilia no tratamento de anemia,  ajuda a melhorar o funcionamento intestinal e previne inflamações e o envelhecimento.

O cérebro também se beneficia das goladas de sucos. Segundo Andrezza Botelho, nutricionista funcional de São Paulo, os refrescos apresentam elementos antioxidantes capazes de combater os perigosos radicais livres, favorecendo as funções metabólicas do organismo.

E Alessandra completa: “sucos naturais por serem ricos em flavonóides que ajudam na proteção da saúde cerebral. Por exemplo: suco de beterraba é rico em vitamina A, excelente para aumentar o fluxo sanguíneo do cérebro, especialmente no lobo frontal, área que está associada à demência e problemas cognitivos. O suco de uva também atua na saúde do cérebro auxiliando na manutenção da memória”, explica a nutricionista. Adicionar gérmen de trigo ao suco também é ótimo para o cérebro, pois tem zinco que melhora a atividade mental.

Vitaminas

Vitamina A: Os benefícios desse grupo são diversos. A nutricionista Andrezza diz que entre eles destacam-se o aumento da imunidade, modulação da expressão de vários genes, como os genes do colágeno e queratina, excelente para a visão que age na regulação e modulação do crescimento. Pode-se encontrar em sucos de cenoura, manga e limão. 
 Complexo B: As vitaminas do complexo B estão presentes em cereais integrais e folhas verdes escuras. De acordo com Alessandra, elas atuam no metabolismo de energia, por isso são importantes nos casos de depressão e ansiedade. Além disso, auxiliam na manutenção da saúde da pele, dos nervos, cabelos, fígado e na tonicidade do muscular do trato gastrintestinal. Laranja, couve, banana e nozes são boas pedidas para obter essas vitaminas. 

Vitamina E: Potente antioxidante, pois possui grandes efeitos contra danos causados nas células. É uma vitamina que age contra o envelhecimento celular e ainda dá uma força no sistema imune. Sucos que contenham gérmen de trigo ou sementes oleaginosas, como nozes ou castanhas batidos com folhas verdes e frutas, têm boas quantidades de vitamina E.

Cobre: Previne infecções, mantém os ossos saudáveis e fortes. Também auxilia na prevenção de anemia. Alimentos fontes: pêra, ameixa, cereais integrais, castanhas, farinha de soja, sementes como a de girassol.

Magnésio: O maestro do organismo. Ele participa de inúmeras reações metabólicas. Entre suas funções destacam-se a de relaxante muscular, fixador do cálcio no osso, redução de pressão arterial. Além disso, auxilia na tensão pré-menstrual, pois ajuda a relaxar os músculos. Previne processos inflamatórios e auxilia a circulação, prevenindo colesterol e triglicérides. Alimentos fontes: abacate, banana, folhas verde escuras, beterraba, aveia, farelo de arroz, farinha de centeio, gérmen de trigo, cevada, nozes e sementes.

Créditos:
Nutricionistas: Alessandra Sarmento e Andrezza Botelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário