quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Unhas, pontos básicos

Querida você sabia que qualquer alteração da textura de coloração, resistência ou flexibilidade nas unhas são pontos básicos pra saber se elas estão perdendo suas propriedades vitais? Fique ligada na coloração. Caso apresentarem cor acastanhada, negra, avermelhada, azulada ou ainda o descolamento das mesma procure um dermatologista. Confira algumas dicas:
Para evitar que as unhas se tornem frágeis, quebradiças e ressecadas o ideal é que as fiquem pelo o menos 24 horas a cada 7 dias sem esmalte sobre sua superfície. Procure massagear diariamente a área da lâmina das unhas e também a cutícula com cremes contendo d-pantenol a provitamina B5 que evita a perda da umidade natural dessas regiões.


As escovas de cerdas macias conseguem arrastar as sujidades e impurezas escondidas abaixo das lâminas das unhas, evitando a contaminação com microrganismos nocivos. Mergulhar as unhas em sabonete líquido neutro diluído em água morna acelera o processo de higiene e limpeza das unhas. Se o sabonete contiver agentes antimicrobianos como triclosan ou óleo essencial de Melaleuca alternifolia melhor ainda!
Respeitar o formato de cada unha e manter o formato arredondado extremidades para exitar quebra - esta é a regra básica. Para minimizar os riscos de quebra das unhas o ideal é diminuir o atrito mecânico das mesmas e manter o nível de hidratação na queratina. O uso de lixas metálicas e um bom creme contendo óleos vegetais principalmente de oliva ou manteiga de karité associados a vitaminas como a mencionada pro vitamina B5 (d-pantenol) é a melhor combinação de atitudes. A boa alimentação também faz a diferença para a beleza das unhas. Uma dieta rica em proteínas e aminoácidos como peixes, frutos do mar, vegetais escuros e derivados lácteos abastece o sangue de agentes nutritivos que colaboram para a boa formação e manutenção das unhas.

E para finalizar adotar luvas de borracha para as atividades caseiras como lavar louças e usar produtos químicos potencialmente agressivos (como produtos para limpeza doméstica contendo dodecil benzeno sulfonato de sódio) evita o contato com agentes perigosos que roubam a umidade natural e destrutuam a cobertura protetora das unhas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário